Monday, July 30, 2007

e por falar em férias, só já falta...

Só falta um dia!!!!

Quarta - ir buscar irmã ao aeroporto (haggis ao jantar)
Quinta - passeio por Glasgow
Sexta - Edimburgo
Sábado e Domingo - Fort William + percurso de comboio a vapor até Mallaig
Segunda - Lock Ness e Inverness
Terça - St. Andrews
Quarta - ida para Londres
Segunda - regresso a Glasgow

Até ao meu regresso!

gel da minha vida

Bem sei que é um quadrado preto com umas risquinhas, mas o importante aqui são essas mesmas risquinhas, preciosas indicações que o mRNA que tenho andado a extrair está bem!!!! Ufa, que já posso ir de férias descansada!

vaca sagrada

De nada serve ser-se sagrada quando se é uma vaca com tuberculose bovina. A vaca Shalom, depois de inúmeros recursos judiciais e protestos da comunidade hindú que a venerava, lá foi abatida, como uma outra vaca qualquer.

Friday, July 27, 2007

perda irreparável

A loja dos CDs a 5 libras fechou, com grande tristeza minha, que tanto gostava de lá passar o tempo.


Thursday, July 26, 2007

internem-no

Seria tão bom se o Alberto João Jardim fosse infernizar outros, de preferência num lugar remoto e árido como a superfície lunar, onde não pudesse pôr e dispôr de leis e pessoas como se de brinquedos se tratassem.

Wednesday, July 25, 2007

dia da mulher

Recentemente foi publicado no Reino Unido um estudo sobre a igualdade entre homens e mulheres, que revelou que 40 anos terão que passar para que as mulheres passem a receber o mesmo que os homens quando assumem o mesmo cargo. Mais de 100 anos terão que passar para que as mulheres estejam representadas na mesma proporção que homens em cargos políticos. Esta é a realidade do Reino Unido, pior certamente será a de Portugal. Ainda temos muito que lutar e o dia da Mulher não pode ser esquecido.

lobo vestido com a pele de cordeiro

Tony Blair ressurge como enviado para o Médio Oriente. Não me parece que uma pessoa que tanto fez pela guerra possa desempenhar bem esse papel, especialmente quando já escolheu defender um dos lados. Num mundo que, com toda a certeza, está a rodar no sentido contrário, numa realidade distorcida que nos é apresentada como real, ainda chegará o dia em que Blair ganhará o Nobel para a Paz.

Tuesday, July 24, 2007

ladybird

Ladybird (ladybug, US), noun, a small red beetle which is round and has black spots.
Joaninha, nome, pequeno insecto vermelho com bolinhas pretas.
Até aos 17 sempre fui chamada de Joana, mas a partir da Faculdade passei a ser conhecida por Joaninha. Acho que foi a Patrícia Santos que começou a moda, mas a verdade é que Joaninha parecia assentar-me bem e o tratamento generalizou-se. Ainda houve alturas que combati o ...inha, mas acabei por desistir porque associo ao carinho que a palavra transporta. Para algumas pessoas, mesmo quando for velhinha, vou sempre ser a Joaninha.

Monday, July 23, 2007

fim de semana preenchido

Os meus piores receios em relação ao teatro confirmaram-se... não percebi nada, ou muito pouco. Deu para perceber quem era o mau da fita, o bom e pouco mais. Bem, o mal do teatro é que não tem legendas... Mas gostei muito, a estufa é muito bonita, soma um ar mais acolhedor à cena, e foi divertido tentar acompanhar o ritmo da peça e deliciar-me com o sotaque das personagens!
No Domingo fui a uma casa de chá e visitei umas casas antigas de Glasgow, uma medieval, que aparece nesta foto, e outra datada e mantida tal como era costume nos anos 40.

Willows Tea Room



E comi Fish and Chips! Não gostei muito, mas está provado.


Bem, e o resto do fim de semana foi passado a ler o Harry Potter. Não bati o record do Marcelo, mas não andei muito longe.

Friday, July 20, 2007

coração mais leve

Acho que este fim de semana é o primeiro, desde há muito tempo, que vou com o coração mais levezinho para casa. Andei em treinos de "como extrair RNA" durante duas semanas, e ainda não estava muito convencida de ser capaz de fazer as coisas bem quando as amostras fossem a sério. O problema é que as minhas amostras são únicas, não posso ressuscitar os ratinhos para tentar outra vez. Hoje fiz as primeiras duas extracções de mRNA, aparentemente correram bem, e já só faltam... 20 amostras! Mas não faz mal, porque a próxima semana vai ter, como de costume, mais cinco dias para me dedicar ao maravilhoso mundo da biologia molecular.

shakespeare no Jardim Botânico

Hoje vou ver Otelo numa das estufas do Jardim Botânico. Vamos lá ver se vou conseguir perceber alguma coisa, mas se os actores forem escoceses, a falar inglês antigo, duvido muito.

Thursday, July 19, 2007

mais de 200 bolseiros

O caminho é este, resistir e lutar!

mais fotografias aqui

Wednesday, July 18, 2007

festival em fotos

Flaming Lips
Spiritualized

"Slap their heads and say no thanks"


I'm from Barcelona



Wilco


Andrew Bird


Au Revoir Simone


manif, hoje, às 17.30. participa!

Jovens bolseiros de investigação exigem fim das condições precárias de trabalho ao ministro da Ciência

Dezenas de bolseiros de todo o país vão concentrar-se amanhã junto do Ministério de Ciência para pedir que se acabe com a situação precária de milhares de jovens investigadores e que se restabeleça o diálogo com a tutela.

"A concentração é sobretudo para que se recupere um diálogo que já existiu, mas que foi quebrado, e também para sublinhar a importância que os bolseiros têm na produção científica e tecnológica no Sistema de Ciência e Tecnologia Nacional [SCTN]", explicou à Lusa, o presidente da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), André Levy.
Os bolseiros querem entregar em mão aos responsáveis pelo ministério uma proposta de alteração do estatuto dos bolseiros de investigação (PAEBI) e um abaixo-assinado com milhares de assinaturas de apoio a esta proposta.
A concentração visa ainda pedir à tutela que ponha fim à situação precária a que estão sujeitos milhares de jovens investigadores e técnicos, com bolsas de investigação, em Portugal. A proposta assume como fundamental a resolução de vários "problemas graves" que afectam os jovens investigadores e técnicos, entre os quais uma "segurança social marcadamente insuficiente e desajustada", o "abuso da figura do bolseiro para preencher lacunas dos quadros de pessoal das instituições", assim como a falta de contratos de trabalho. De acordo com o presidente da ABIC, embora estes bolseiros sejam a "camada mais dinâmica, são também aquela que mais está sujeita a precariedade", pelo que pedimos "uma generalização de contratos de trabalho para todos os investigadores que actualmente desenvolvem a sua actividade como bolseiros".
"Em vez de sermos considerados trabalhadores precários, nem sequer somos considerados trabalhadores e isso coloca várias limitações, nomeadamente a nível da segurança social, como também afecta o modo como somos considerados dentro das nossas instituições", explicou. "Esta precariedade não só faz com que os bolseiros fiquem desanimados ou que os investigadores que vão para o estrangeiro pensem duas vezes antes de voltar para Portugal, como também desmotiva os jovens em seguir uma carreira com estas perspectivas", afirmou. Estes investigadores e técnicos devem ser considerados "trabalhadores científicos" até porque "muitos deles já efectuam tarefas que normalmente só são atribuídas a técnicos dentro dos quadros das instituições e porque existem situações onde bolseiros trabalham anos a fio no mesmo local e nem sequer têm direito a subsídio de desemprego", afirmou Levy.
Segundo a ABIC, esta alteração permitira não só corrigir muitos dos problemas que actualmente enfrentam os bolseiros, como contribuirá para o justo reconhecimento do carácter profissional e laboral da sua actividade, como recomenda a Carta Europeia de investigação. André Levy disse que a proposta de revisão (PAEBI) foi enviada em Março, juntamente com um pedido de audição, ao MTCES, à Fundação para a Ciência e Tecnologia e ao Ministério do Trabalho e Solidariedade Social (MTSS), assim como à Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura e à Comissão Parlamentar de Trabalho e Segurança Social. De acordo com o responsável, a ABIC foi recebida pelas comissões parlamentares em Abril e Maio, mas "só obteve resposta da tutela na passada sexta-feira", quando se realizou um encontro do Painel Consultivo com o secretário de Estado Manuel Heitor.
"Neste encontro foram abordados vários assuntos, entre os quais também a revisão do estatuo", disse, sublinhando, no entanto, que o encontro decorreu "sem que se tivesse estabelecido um diálogo directo". Em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior confirmou o encontro da passada sexta-feira, no qual "foi analisado o trabalho do Painel Consultivo e acertado o seu calendário para a revisão do estatuto de bolseiro, assim como estudadas várias soluções".
"Pedimos à ABIC para entregar ao Painel Consultivo, até ao final de Setembro, uma proposta com os termos de referência para a revisão do estatuto para depois se poder avançar com a revisão", afirmou Manuel Heitor.
(in Público online)

Tuesday, July 17, 2007

do assobio mais giro à magia dos spiritualized

Dois dias de muita música, pouca chuva, e dois grandes concertos. O melhor do festival, de longe, foi ouvir os Spiritualized. Foi também muito bom ouvir o Andrew Bird com o seu assobio maravilhoso, o violino, as meias às riscas e ar de totó irresistível.
Peço desculpa pelo relato miserável, mas esta semana as minhas capacidades literárias estão concentradas na escrita de um sumário, 300 palavras, telegráficas, e que têm que ter a arte de apresentar resultados (poucos) de forma convincente. Convincente o suficiente para garantir a minha presença em Roterdão, no próximo Congresso de Terapia Génica.

Friday, July 13, 2007

festival ao ar livre? acham mesmo boa ideia?

Não acho nada bem pensado esta história de festivais de música ao ar livre na Escoce. Porquê? Nesta terra onde o Inverno se distingue do Verão pela temperatura da água da chuva, nem o aclamado parque mais bonito da Escoce, palco do Indian Summer Festival , se safa quando se tornar num lamaçal. Mas nem que o céu desabe amanhã, nada me impedirá de ver o Andrew Bird.

harry potter

Houve uma altura em que dizia cobras e lagartos do fenómeno Harry Potter, com a convicção que só um verdadeiro candidato-a-crítico-literário com claras tendências pseudo‑intelectuais consegue fazer. Que quem lê esses livros são as pessoas que não lêem, ou que lêem Margarida Rebelo Pinto ou Paulo Coelho e companhia limitada.

A dada altura fiz um curso de inglês e achei que seria boa ideia ler qualquer coisa em inglês, uma porcaria qualquer. E foi assim que comecei a ler os livros e gostei. Muito. Tanto que agora integro a legião que espera ansiosamente a saída do último livro. Encomendei o livro há meses e no próximo sábado vou estar à porta de casa, ansiosa, à espera do correio. Não há experiência no laboratório ou acontecimento mundial que me façam parar de ler e passar o fim-de-semana a ver como termina esta história.

P.S. Continuo a odiar a Margarida Rebelo Pinto e o Paulo Coelho. Profundamente.

12 contos peregrinos, 9 amanhãs

Para passar um bom fim de semana, de livro na mão, recomendo dois dos melhores livros de contos que conheço. Doze contos peregrinos (Garcia Marquez), Nove Amanhãs (Isaac Asimov).




um frasquinho de nervocalm pastilhas, faz favor

Ainda me hão-de explicar como é que uma pessoa chega ao final do doutoramento sem ficar tontinha... Se mais motivos fossem precisos para reinvindicar que as pessoas que trabalham em ciência sejam reconhecidos como trabalhadores de corpo inteiro, basta ver o que uma pessoa passa para ter o doutoramento feito. Não há muitos trabalhos que exijam uma tal dedicação, empenhamento, capacidade para a execução de multitarefas, originalidade e permanente actualização. Um verdadeiro inferno quando somado com a capacidade de lidar com o insucesso e a necessidade de manter a esperança e a determinação para continuar a acreditar que tudo no final vai resultar.
Mas parece que o Prof. Sentieiro, Presidente da FCT, acredita na velha máxima de que quem corre por gosto não cansa... Pois cansa e muito! E se este governo e esta política para a Ciência em Portugal não muda, bem podem começar a construir mais Júlios de Matos para albergar os jovens bolseiros. Pelo menos para esta jovem bolseira.

Wednesday, July 11, 2007

concentração nacional de bolseiros, MCTES, dia 18, 17.30


Na apresentação do Consórcio InBio, no dia 15 de Junho, em Vairão, o Prof. João Sentieiro, presidente da FCT, respondeu a algumas questões levantadas pelos bolseiros presentes, tendo afirmado que ' os bolseiros são privilegiados pois fazem aquilo de que gostam e ainda são pagos para isso'.


O comentário revela desconsideração perante as dificuldades e insegurança sentida pelos jovens investigadores e técnicos e uma falta de reconhecimento do trabalho e serviço que estes prestam ao sistema científico e tecnológico nacional (SCTN).


É necessário fazermos a tutela compreender que somos trabalhadores científicos, cujo trabalho deve ser valorizado.


Participa na concentração nacional de bolseiros marcada para o dia 18 de Julho (4a feira), às 17h30, junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), em Lisboa.


Iremos entregar a nossa Proposta de Alteração do Estatuto dos Bolseiros, as milhares de assinaturas no nosso abaixo-assinado (continuem a divulgar, já passámos os 3000), e demonstrar a nossa contribuição para a produção científica nacional.

Tuesday, July 10, 2007

bocadinhos de mim

A Cláudia foi uma das primeiras pessoas que disse que quando lê este blog parece que me vê a falar. Se este blog é um reflexo do que eu sou, o que eu sou é produto das pessoas que estão na minha vida.
No espaço de uma semana muitos dos meus amigos mais queridos fazem anos. Hoje faz a Claúdia anos, a minha amiga quase de infância que cresceu comigo e certamente continuará a crescer. No sábado foi a vez da Isabel, a minha amiga dos tempos do lar das freiras, que não podia ser mais diferente de mim, mas a verdade é que durante quase 5 anos fomos mais ou menos como unha e carne. Também hoje faz anos o Adriano, que trabalhou comigo no laboratório durante 2 anos e com quem aprendi tanto!
Mais poderia dizer, como de costume, mas acho que não é necessário. Às vezes é melhor pensarmos no essencial, no quanto gostamos das pessoas que nos rodeiam, no quanto elas nos fazem falta, no que com elas partilhamos. São os pequenos nadas da vida, se me permitem citar mais uma vez o SG.
Parabéns aos três!

Monday, July 2, 2007

agora a sério

Quando as bombas explodem lá longe, no Médio Oriente, assobiamos para o lado e fingimos que não é nada connosco. Bem diferente é a história quando é o nosso quintal que é atacado, a nossa rua, a nossa cidade. Os mortos são iguais em todo o lado do mundo, mas hipocritamente uns parecem valer mais do que outros.


"Primeiro levaram os comunistas,
mas não me importei porque não era comunista.
Em seguida levaram alguns operários,
mas a mim não me afectou porque não era operário.
Depois prenderam os sindicalistas,
mas não me incomodei porque nunca fui sindicalista.
Logo a seguir chegou a vez de alguns padres,
mas como não sou religioso também não liguei.
Agora levam-me a mim
e quando percebi já era tarde."

(Bertold Brecht)

Sunday, July 1, 2007

provavelmente o ataque terrorista mais estúpido do mundo

Ontem o aeroporto de Glasgow foi atacado por dois idiotas que resolveram imolar-se em público. Parece que enquanto um conduzia direito à porta de entrada do aeroporto, a outra criatura ia a despejar gasolina no jipe e a deitar fogo a ele e ao carro, claro está! Segundo testemunhas, a polícia tentou agarrar um dos tipos e este, em chamas e a tentar pontapear quem o estava a tentar ajudar a não arder, ainda gritou Ala, Ala. Para além dos idiotas a aspirantes a terroristas ninguém mais ficou ferido, e ainda bem! Eu só desejo que todos os terroristas sejam tão estúpidos quando aquele par de jarras!