Ser revolucionário é muito mais do que ser sonhador: é preciso ser consequente, vertical, corajoso e generoso. 40 anos após o seu assassinato, Che continua a inspirar sonhadores pelo mundo fora, mas ele foi muito mais do que o marketing capitalista fez dele. Lutou com armas e lutou com princípios, arregaçou as mangas e ajudou a construir uma sociedade nova.
"Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um Revolucionário."
"Eu creio que a primeira coisa que deve caracterizar um jovem comunista é a honra que se sente por ser jovem comunista. Essa honra que o leva a mostrar-se a toda gente na sua condição de ser comunista, que não o submete à clandestinidade, que o não reduz a fórmulas, mas que ele manifesta em cada momento que lhe sai do espírito, que tem interesse porque é o símbolo de seu orgulho. Junta-se a isso um grande sentido do dever para com a sociedade que estamos construindo, para com os nossos semelhantes como seres humanos e para com todos os homens do mundo. Isso é algo que deve caracterizar o jovem comunista. Paralelamente, uma grande sensibilidade a todos os problemas e uma grande sensibilidade em relação a justiça."
Che
No comments:
Post a Comment