Sunday, September 14, 2008

a menos de 60 dias das eleições

Barak Obama disse que a América é melhor do que foi durante estes últimos oito anos. Certamente, nem que seja pelo facto de que imaginar um cenário pior do que foi a presidência Bush ser uma tarefa difícil: mal do mundo se tivermos mais quatro anos com McCain e os conservadores no poder.
Mas algumas afirmações que Obama tem feito vieram confimar ou reforçar, se assim o quiserem, o que disse há uns tempos atrás. O senhor, no seu périplo mundial, passou 45 minutos em Ramallah e 30 horas em Israel. Afirmou que Jerusalém era a Capital de Israel quando toda a gente envolvida nos inúmeros processos de paz aceita que Jerusalém terá que ser sempre uma cidade repartida. Mudanças na política externa dos EUA?
Obama defende uma diminuição do número de tropas no Iraque, mas não uma retirada completa (McCain, mais honesto, prevê a presença militar dos EUA nos próximos 50 a 100 anos!). E afirma que a nova opção estratégica é o Afeganistão, com o respectivo reforço militar.
Por isso pergunto: será que a América de Obama irá ser efectivamente melhor? Ou será simplesmente mais cor-de-rosa e cheia de discursos bonitos e despidos de conteúdo e mudança?

No comments: