Tuesday, July 14, 2009

concentração amanhã junto à FCT, participa!

Vários colegas que tiveram bolsa atribuída no concurso de 2008 ainda não começaram a receber o seu subsídio de bolsa. Com o atraso no pagamento das bolsas muitos bolseiros encontram-se actualmente numa situação financeira dramática, pondo em causa, entre outras coisas, os pagamentos de prestações de arrendamento e compra de casas.

Como a maior parte de vós terá experiência, o tempo necessário para completar o processo de verificação da documentação, emissão e assinatura de contracto e pagamento das prestações de bolsa pode demorar meses. Como também terão experiência, é muito difícil entrar em contacto via telefónica ou electrónica com o serviço de recursos humanos da FCT, e este nem sempre é esclarecedor e informativo. Estes bolseiros não têm qualquer informação relativa ao prazo previsto para o pagamento das bolsas. Mas muito já tiveram que fazer as necessárias deslocações, pagamento de propinas (quando caso disso) e já iniciaram os seus trabalhos. Sendo certo que receberão os subsídios retroactivamente, a verdade é enfrentam agora uma situação financeira dramática. A ABIC já alertou a tutela desta situação pedindo o desbloqueamento destes pagamentos. Mas a FCT ainda não emitiu resposta.

Dada a situação de autêntico desespero, alguns colegas nesta situação irão manifestar-se junto à FCT, na Rua Dom Carlos I, Lisboa, montando tendas junto do edifício e passando aí a noite de dia 15 para dia 16. Quer estiver em condições semelhantes poderá maior força a esta acção juntando-se aos colegas que irão ali passar a noite. Apela-se porém a todos os colegas bolseiros que se dirigam ao local, no dia 15 de Julho (4a feira), entre as 19h30 e 20h30 para demonstrar a sua solidariedade.

No comments: