Saturday, March 12, 2011

é difícil perder os nossos heróis da infância

Quando eu era pequenina - assim começa uma das mais belas músicas de Zeca Afonso. Quando eu era pequenina, o meu pai comprava-me muitos livros. Os meus preferidos eram os da colecção Uma aventura. Devorava-os. Para me ensinar a apreciar a leitura, o meu pai dava-me os livros um a um - se acabasse de ler um depressa demais, teria que esperar pelo próximo e só o recebia depois de ele ter decidido que já me tinha feito esperar o tempo suficiente para eu aprender essa lição. Não resultou, há que dizê-lo, continuo, ainda hoje, a ler depressa e sofro quando não posso estar perto de um livro que quero mesmo ler.
*
Por isso gostava muito da Ana Maria Magalhães e da Isabel Alçada - foram elas que criaram os amigos de aventuras da minha infância. E, assim, ainda me custa mais a compreender a acção política e a postura da Ministra da Educação. Onde está Professora que gostava da Escola e de ensinar? Onde está a escritora, a pessoa que me ensinou a gostar de ler?

No comments: