Tuesday, March 1, 2011

columbia halle, berlim, 25 de fevereiro

Vi-os aparecer por entre as nesgas dos alemães que estavam à minha frente. Do you think/ you can put in on a safe behind a painting/ lock it up and leave? Logo depois ouviram-se as primeiras batidas - não houve muito tempo para respirar - são as notas que repetem o abismo. Don't want to be anyone's ghost/ but I don't want anybody else.
São as letras, claro - as letras são bestiais. O que dizer de versos como os de Baby we'll be fine, a música que tocaram a seguir naquela noite improvável de Berlim? Just say something perfect, something I can steal. Poesia. Depois foi a vez de Blood Buzz Ohio, uma das músicas do novo albúm que acho que é uma das mais queridas desta malta que anda em tour com os The National. Ouve-se um burburinho que os acompanha nos versos I was carried to Ohio in a swarm of bees/ I´ll never marry/ but Ohio don't remember me. Estamos todos contentes. E ainda mais ficámos quando regressámos ao velhinho e gasto Boxer. Uma das minhas preferidas, Slow Show, I wanna hurry home to you/ put on a dumb slow show for you/ crack you up, que cantarolo baixinho. Seguiu-se a furiosa Squalor Victoria, antes de regressarmos ao High Violet: Afraid of Everyone, Conversation 16 e Lemon World. All The Wine e Lit up foram tocadas antes da melancólica Sorrow - parece que se fizessem um vídeo para esta música seria com um homem sentado a chorar. Eles são assim, terrivelmente melancólicos, absolutamente belos.
Depois saltámos do quase optimista (não sei se disfarçado ou não) Apartment Story (so worry not/ all things are well/ we’ll be alright/ we have our looks and perfume) aos desesperados versos de Abel (my mind is not right/ my mind is not right). Seguiram-se as músicas mais lindinhas. É inevitável não sonhar ao ouvir os sininhos de Wasp Nest, não suspirar ao cantar os versos de England, não ganhar força e coragem com Fake Empire. Que esta noite não acabe, que esta noite não acabe. You were a kindness, Mr. November, Terrible Love, Vanderlyle Crybaby Geeks. Que esta noite não acabe, que esta noite não acabe.

No comments: