Monday, April 2, 2007

balanços

Ainda não tenho um sotaque assim. E bem sei que um mês é pouco para fazer contas à vida, mas aproveito o facto de ontem ter feito um mês deste que cheguei a Glasgow para somar os mais e os menos destes dias que já passaram. Os primeiros foram muito difíceis, desde a ida ao supermercado à adaptação ao laboratório. Apeteceu-me fugir e voltar ao quentinho de casa.

O meu professor de Português do 5ºano disse-me um dia que eu era como aquelas televisões velhas, que demoram muito tempo a arrancar, mas que depois funcionam bem, e até têm uma imagem bonita. Assim é, começo assustada, tacteando, mas a pouco e pouco atrevo-me a ver o que está do outro lado do rio. E estou a gostar do que estou a ver.

Já ando mais à vontade pelas ruas e começo a conhecer as caras das pessoas que infalivelmente encontro de manhã. (Tenho que confessar uma coisa: a imagem de cães a correr pelos campos verdes é muito poética, mas para quem tem medo de cães é um desafio diário). Outro tem sido entender-me com os condutores de autocarros. Já paguei 3 diferentes somas pelo mesmo percurso, e é uma tortura de cada vez que tento pedir um bilhete. Eu puxo do meu melhor escocês, mas todas as tentativas têm esbarrado no escocês deles, bem melhor do que o meu e, infelizmente para mim, imperceptível na sua maioria. Até ficava bem escrever aqui um verso do SG, mas para variar deixem-me dizer que as minhas aventuras da Escoce só agora começaram.

No comments: