Saturday, April 28, 2007

vinhas da ira

Tinha muitas saudades de ler um grande livro. Livros que depois de lidos, nos deixam sem palavras, daqueles que não podemos deixar de conhecer sem correr o risco de estarmos a desperdiçar o tempo útil das nossas vidas. É raro ter o sentimento de encontro com o génio e eu só o senti quando li alguns dos livros da minha santíssima trindade do mundo literário, Saramago, Garcia Marquez e Amin Maalouf. Estes têm agora a companhia de Steinbeck.

Vinhas da Ira é um romance soberbo sobre a dignidade do homem e que conta a história de uma família que imigra de Oklahoma para a Califórnia em busca de uma vida melhor, e lá encontra a exploração, a fome, a miséria e a desilusão. Encontram também a solidariedade, a única coisa que resta quando tudo lhes é negado. O livro parece que tem vida, com as palavras que foram escritas para uma partitura de uma música. E com personagens quase tão bonitas como Blimunda e Baltazar. Imprescindível.

4 comments:

Unknown said...

Gosto muito do Steinbeck e lembro-me de me emocionar com o final deste livro, com a solidariedade ou compaixão ou lá o que é que existe entre as pessoas nas horas piores. Muito bom, muito bom.

Anonymous said...

"travels with charlie" é também magnifico...

Inês said...

O Steinbeck é sem dúvida muito muito bom! A consciência que ele tem da sociedade e da humanidade é aquela que todos deveriam ter. "O Inverno do nosso descontentamento" é também fenomenal!

ladybird said...

O Inverno do nosso descontentamento foi o primeiro livro que eu li do Steinbeck e é mesmo muito bom. Vou pôr na lista de compras o travels with charlie :)