Friday, May 18, 2007

ouvidos mais atentos

A minha paixão sempre foi ler, desde pequena que devoro livros. Comecei a gostar de ler com a Alice Vieira e com a Ana Maria Magalhães e a Isabel Alçada. Lembro-me que meu pai comprava-me, por exemplo, 2 ou 3 livros da colecção Uma Aventura, mas ia-me dando um a um, para me ensinar a apreciar a leitura e a ler devagar. Não resultou. Quando apanho um livro que gosto, sou obsessiva e não consigo parar, vivo a vida das personagens como se elas de facto existissem e fico triste quando o livro chega ao fim. O meu tio Zé (irmão da minha avó Adelaide) tinha na casa dele, em Coimbra, uma sala que parecia uma biblioteca, quatro paredes com estantes forradinhas com livros. Tenho a imagem dessa sala gravada na minha memória, acho que pelo facto de achar extraordinário ter a sorte de ter tantos livros à espera de serem lidos.
Esta conversa toda serve também para dizer que a música nunca foi um grande amor, em parte pelo facto de não ter tido tanto acesso ou talvez curiosidade por esse mundo. Isto mudou quando a comecei a ir a concertos com a Sara, a ouvir a música que ela me emprestava, e também quando conheci a Eunice e o João e os ouvia a falar, aos três, com tanto entusiasmo sobre grupos que eu não conhecia e que aprendi a gostar. Percebi que um concerto pode ser tão belo como um livro e que vale a pena andar com os ouvidos mais atentos. Longe de bater o recorde de concertos do Dr. Faria, no final de Junho vou dar um pulo a Belfast para ver os Belle and Sebastian, em Julho está marcado o Indian Summer Festival e em Setembro o Richard Hawley.
Há quatro anos certamente não iria a tantos concertos, em parte porque já não sou a patinha que era, mas certamente porque tenho uns amigos bestiais com quem tenho aprendido tanto. Tenho saudades vossas, de dizer disparates e de jogar Tabu três dias seguidos.

5 comments:

sara said...

atenção, vou dar as pistas: é um senhor, muito simpático, usa óculos e é capaz de me fazer ter uma pataleta! :)
wilco, flaming lips, o sr simpático, o bill... mulher, tu tens muito que me contar. ouve bem, j.inha!

ladybird said...

é o richard hawley, acertei

oh valha-me deus, iamen

sara said...

:) iogurtes! iogurtes!
spiritualized - accoustic mainlines é a não perder também. é daqueles que me faziam dar 50 kg de chocolate para ver na aula magna e ir para casa de alma lavada.

ladybird said...

foi mais prazo, prazo
ou então

mulher quase a explodir
micose no escroto
comer salgados para desengordurar (raios que nunca me lembro!)

que bela noite :))

sara said...

destemperar, pá!

e foi mesmo iogurtes!

foi uma noite memorável, foi. das boas, mesmo boas.