Monday, August 27, 2007

da ecologia

E porque é que a extinção de espécies é uma coisa preocupante? Quando uma espécie desaparece todo o ecossistema é afectado e, em última análise (e se os motivos puramente altruístas não forem suficientes para comover e convencer) afectará o Homem. Como cidadãos do mundo temos o dever de conservá-lo para as futuras gerações. Imaginam um mundo sem elefantes, tigres, leões, baleias, rinocerontes, só para falar nas espécies mais conhecidas? Nunca mais veremos, por exemplo, o golfinho branco (Lipotes vexillifer) que vivia há 20 milhões de anos nos rios da China. 20 milhões de anos. Extinto em resultado da acção humana, em menos de 50 anos.



Deixar uma espécie extinguir-se, ou um habitat desaparecer, é como queimar mil vezes a biblioteca de Alexandria. Não há como recuperar, não há volta atrás e não há nada mais triste.
A Grécia está a arder e, infelizmente, é apenas o rosto actual dos crimes ecológicos que acontecem diariamente. Ah, felizmente Portugal está mais preparado, com a aquisição dos novos helicópteros - para usar no pico da época de incêndios, lá para Novembro...

No comments: