Friday, February 29, 2008

os professores

A D. Olga foi a minha professora da primária. Foi amor à primeira vista, eu adorava-a e ela a mim. Se tenho que agradecer a alguém o meu percurso académico, é a ela que o tenho que fazer em primeiro lugar - ensinou-me a gostar da escola e de aprender, de ser organizada no que faço, a ter a letra bonita. Depois dela, já no Secundário, foram três os professores que me marcaram: a Prof. Maria do Céu, o Prof. Hernâni e a Prof. Fátima Crujo. Todos eles me ensinaram a pensar a ciência, a filosofia, a nossa língua. Quando olho para trás, não é aos professores que tive no ensino universitário que agradeço aquilo que sou ou aquilo que sou capaz de fazer, pois quando cheguei à universidade já estava pronta para aprender por minha conta, os métodos já estavam enraízados.
Os professores deviam ser reconhecidos profissionalmente e premiados por exercerem uma função fulcral em qualquer país que se queira de direito. Custa-me muito ver a Ministra da Educação tratar esta classe profissional com a absoluta arrogância com que o faz. Assim não vamos lá.

2 comments:

Tata said...

Obrigada, Joana. Foi bom saber que deixamos um pouco de nós naqueles que se cruzam neste nosso caminhar! Bj

azul said...

Obrigado, Joana, nos tempos que correm é muito reconfortante ouvir (ler) essas palavras. De facto, a ministra e os outros governantes nem sonham as "coisas" positivas que acontecem entre professores e alunos, eles só pensam em estatísticas e fichas a preencher. Nós, os professores, preocupamo-nos em ajudar a formar pessoas.
Um grande beijo de saudades,