Thursday, February 21, 2008

sombra do vento

Só o facto de ter que dormir me impediu de ler as últimas 200 páginas de uma assentada. Mas o sono ganha-me sempre, mesmo quando tento juntar forças para ler só mais uma linha... só mais uma linha...

A história passa-se em Barcelona e fala da paixão de um rapaz por um livro e como isso, em última análise, transformou a sua vida para sempre. As personagens no livro transferem-se para a realidade e desta de novo para o livro - como se estivessem vivas. Certamente estão.

Um livro que fala de forma tão bela da relação apaixonada que alguém pode ter com um livro não pode ser esquecido. Porque também disso se fala aqui: das sombras que o esquecimento deixa nas coisas e nas pessoas.

O cenário é Barcelona, cidade que sempre quis conhecer e que visitei na primeira viagem que fiz com a minha irmã e com o meu pai. Só este facto faz desta cidade algo especial. Mas dificilmente a realidade ganha aos sonhos - é uma cidade belíssima, mas não me apaixonei por ela. Neste livro conheci outra Barcelona, mais escura e a curar das cicatrizes do pós-guerra, o cenário que assenta bem nos personagens e nas vidas que a habitam. Hoje estou pouco inspirada, mas leiam o livro, mesmo que as minhas palavras não lhe tenham feito justiça.

No comments: