Wednesday, January 5, 2011

este presidente não é, nem será, o meu

Hoje saiu mais um artigo acutilante de Baptista Bastos, desta vez sobre Cavaco. Baptista Bastos já viveu mais, tem mais experiência e eloquência que eu. Terá, portanto, lembranças muito mais vivas daquilo que foi o governo chefiado por aquele homem cinzento, que dizia não ter tempo para ler jornais e que faz do autoritarismo regra de ouro. Quando Cavaco era Primeiro- Ministro andava eu na escola secundária, não me lembro portanto de muito, pelo menos de dados concretos que possa aqui enumerar. Recordo-me, isso sim, da alegria que foi vê-lo ir-se embora.
Infelizmente, voltou. São muitas as coisas que ele diz que me irritam, mas a conversa do mar ser uma aposta deixa-me particularmente irritada. O governo de Cavaco Silva foi responsável pela delapidação das nossas pescas, é culpado do facto de centenas de pescadores e barcos terem sido deixados ao abandono no cais. Trabalhei como bióloga marinha, é certo que não durante muito tempo, mas vi o estado em que se encontrava o IPIMAR - instituto que devia ser munido de instrumentos científicos (humanos e técnicos) para estudar e assim proteger a nossa costa e aqueles que dela dependem para viver.
Cavaco foi PM de 85 a 95 - se acrescentarmos os dois anos em que exerceu o cargo de ministro da finanças, são doze anos somados. Foi a pessoa que mais tempo esteve a cargo dos destinos do nosso país, logo responsável pelas decisões políticas que aqui nos trouxeram. E a quem temos que pedir contas.

No comments: