Thursday, June 28, 2007

belfast - a tour política

Belfast é uma cidade impressionante. Não estava a espera de encontrar arame farpado em casas, delegações de polícia que mais pareciam postos militares, bairros com murais e com um ar pesado, em que facilmente se consegue imaginar grupos paramilitares a patrulharem as zonas que separam as zonas pró-Irlanda (católicas) das zonas pró-Britânicas (protestantes). Foi assim que o Francis, dono do B&B onde fiquei e o meu guia político, me explicou a situação política da Irlanda do Norte. Ele não entende a situação da Irlanda do Norte como uma guerra entre religiões, mas sim como uma luta pela independência da Irlanda e contra a ocupação britânica por pessoas que, por acaso, são católicas. Contra pessoas que, por acaso, são protestantes.



"Muro de Berlim". Com 1,5 milhas de extensão, separa as zonas católicas das protestantes.

São imensos os murais espalhados pelos bairros pró-Irlanda e pró-Britânicos. A tour foi muito mais rápida do lado protestante, uma vez que o Francis era claramente a favor da integração da Irlanda do Norte no "Free State". Os murais do lado protestante são compostos de elementos demontrativos da lealdade à Coroa Britânica, como o punho preto fechado e a bandeira do Reino Unido, bem como a imagem de elementos integrantes dos grupos armados.


Do outro lado da barricada...

Referência à guerra de fome que elementos do IRA fizeram pelo direito a serem reconhecidos como presos políticos em 1981.

Símbolos pró-Irlanda: a bandeira, o lírio branco, diversas fotografias de elementos do IRA:

Referência à expulsão de milhares de Irlandeses dos campos, à fome que condenou à morte outros milhares, e à emigração em massa que ocorreu no século XVII e que mudou as características demográficas e políticas da Irlanda. Nesta altura, o império Britânico iniciou uma campanha chamada "Plantation", durante a qual ofereceu terras a Escoceses e a Ingleses. Foi assim que a maioria das pessoas da Irlanda do Norte passou a ser Protestante e leal à coroa.

A aprendizagem do gaélico passou a ser proibida e o ensino passou a ser feito às escondidas, "behind the fences", como pode ser lido neste mural.


Este mural descreve a perseguição religiosa que os católicos sofreram.


Fiquei com muito para pensar depois desta viagem. E menos ignorante, o que é muito bom!

No comments: