Monday, June 4, 2007

Lisboa feita para todos

Destinatários: Candidatos à Câmara Municipal de Lisboa, Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias; Presidência da República


A cidade de Lisboa é nossa, de todos. Pelo menos assim o deveria ser. Mas basta andar pelas ruas da cidade, com um olhar mais ou menos atento, para verificar que assim não é. Há pelo menos uma minoria que é excluída. Às pessoas que andam de cadeira de rodas, ou que têm a mobilidade limitada, é-lhes negado o acesso a quase tudo, desde o acesso a transportes públicos, à entrada em locais públicos e a eventos culturais, ao andar simplesmente pelas ruas da cidade, como outro qualquer cidadão pode, se assim o entender, fazer.

Nas vésperas de mais uma campanha eleitoral para a Câmara Municipal de Lisboa, e em que supostamente se deverá discutir o desenvolvimento e funcionamento da nossa cidade, é fundamental reflectir sobre estas questões, e mais do que isso, delinear acções que alterem esta realidade.

É com grande indignação que se constata que muitos, possivelmente a maioria dos edifícios geridos por entidades públicas, não têm acesso a pessoas com cadeiras de rodas. Ou então têm uma rampa com uma inclinação excessiva ou precedida por uma escada. Há outras variantes, como existir acesso através de um elevador, que funciona às terças e quintas ou que está sem funcionar por períodos indeterminados. Chega-se ao cúmulo de obras recém inauguradas, como é o caso gritante do São Jorge, não terem acesso. É esta a nossa realidade.

Estas lacunas, esquecimentos, ou o que quer que se lhe queira chamar a este tipo de situações, é sintomática da total falta de respeito pela dignidade humana. Não estamos condenados a viver assim, e basta atravessar a fronteira para encontrar exemplos de cidades construídas para as pessoas, sem excluir ninguém. Não se trata assim de pedir ou mendigar atenção, mas sim exigir que se tratem todos os cidadãos de Lisboa, todas as pessoas que nela vivem ou visitam, com igualdade e respeito.

Pela dignidade e respeito por todos os cidadãos, por uma cidade de Lisboa construída para incluir todos, os abaixo-assinados exigem a adaptação de todos os locais geridos por entidades públicas tenham acesso a cadeira de rodas e a pessoas com mobilidade reduzida.
Assina aqui

No comments: