Monday, March 26, 2007

la pasionaria


Nas minhas deambulações por Glasgow fui surpreendida por uma estátua em homenagem a Dolores Ibarri, La Pasionaria, e por um tributo aos homens e mulheres do Reino Unido que foram para Espanha combater o Fascismo Franquista. Foram mais de mil, 534 foram mortos, dos quais 65 da cidade de Glasgow.
Ontem tinha a intenção de escrever sobre esta grande mulher que foi Dolores, porque fiquei emocionada ao encontrar esta referência no meio do nada, simplesmente uma estátua junto ao rio, ali, presente. Por ficar a saber que houve gente que foi lutar pela causa de outrém lá longe, mas que tomaram como sua.
No dia em que soube que Oliveira Salazar foi eleito o melhor português de sempre, escrevo contra o esquecimento. Porque o Fascismo existiu, e porque era tão cruel e opressivo que mobilizou a luta e resistência de tanta e tanta gente pelo mundo fora, num movimento internacionalista solidário, e que sonhava com um mundo mais justo.
Mas parece que agora não existiu o Fascismo em Portugal. Que Salazar fez isto e aquilo. Nem consigo pôr em palavras, nem tão pouco imaginar argumentos para defender o absurdo. Só pensei na minha avó Adelaide e em todos aqueles que lutaram e sofreram com os 49 longos anos de Fascismo. E fico triste, imensamente triste.
Mas é hora de celebrar Abril, marchar contra a desilusão deste mundo cheio de guerra e com tantos outros fascismos disfarçados. Marchar pela esperança, pela paz, pela alegria, e por mais mil cravos lançados numa outra madrugada de Abril.

No comments: