Monday, September 3, 2007

bom apetite

Já há muito tempo que tinha prometido fazer um jantar português para os meus colegas do laboratório. Não convidei todo o departamento, como há algum tempo atrás certamente teria feito - apenas meia dúzia de cromos que ainda não são meus amigos, mas também já não são só meus colegas.

Uma das coisas que tenho aprendido na minha estadia aqui é que não é justo, ou razoável, ou realista, esperar que as pessoas que tenho conhecido sejam minhas amigas para a vida. Estou de passagem, mas de início esperei encontrar ou consolidar amizades, ou sentir o mesmo conforto que sinto quando estou com amigos mais ou menos antigos, mas isso não é possível em tão pouco tempo. Não tenho que gostar de todas as pessoas, nem devo esperar que toda a gente goste de mim. Há diferentes tipos de amizades, mas por agora estou satisfeita com o que tenho, meia dúzia de pessoas com quem é possível ter uma noite agradável. Pode não parecer muito, mas para mim é importante ter percebido isto, ou melhor, ter-me convencido que a vida é mesmo assim.

Bem, mas quanto ao jantar. Quando um dos pratos nacionais é o fish and chips (e daqui podemos certamente tirar ilações quanto à qualidade da comida que por cá se come), o jantar made in Portugal foi um sucesso: bacalhau, quiche de espinafres, queijo e pasta de atum, bolo de chocolate e baba de camelo, foi um regalo para aquelas barriguinhas escocesas.
E se isto da ciência correr mal, e depois de saber que estes senhores pagam 300 libras por um dia a aprender a cozinhar um prato, ainda monto aqui um negócio - bem verdadeiro é o provérbio que diz que em terra de cegos quem tem um olho é rei.

3 comments:

Unknown said...

Até fiquei com água na boca!
Ou não fosse eu uma apreciadora incondicional dos teus petiscos!!!
Só tenho pena que os teus camaradas escoceses não tenham provada um prato de peixe espada!!! :)
beijos
Isabel

Marta said...

Sim, realmente a barriguinha escocesa tem muito que se lhe diga... E quando o termo de comparação é um mísero fish and chips, para eles não há mais olhos que barriga :)

LMG said...

Hum, Joaninha, até eu que estou aqui por terras lusas, ia com prazer a esse jantarinho! Que bom!
Beijinhos,
Luísa