Tuesday, September 18, 2007

lobo antunes

Lobo Antunes foi recentemente homenageado em Berlim, tendo sido apresentado como "o maior escritor lusitano da actualidade, mesmo tendo em conta José Saramago". Nunca li nada do senhor, confesso, em parte porque o meu pai e a minha avó nunca lhe acharam muita graça, em parte porque me irrita a postura arrogante do senhor.
Outra coisa que também me irrita quando se discute o Lobo Antunes é o facto de se falar constantemente dele em oposição à escrita do Saramago. Mas entrando nesse jogo... A minha paixão pelo Saramago é mais do que admitida, ele é para mim um dos melhores escritores do mundo e não é porque ganhou o Nobel. Li o primeiro livro do Saramago aos 15 anos e apaixonei-me por ele até hoje. OK, admito estar a perder algo em nunca ter lido nada do Lobo Antunes, e para tirar as teimas está prometida uma leitura dum livro dele para breve. Mas duvido que ele tenha criado personagens tão bonitas com a Blimunda e o Baltazar, mas isso sou eu com o meu mau feitio e, talvez, com a minha falta de objectividade.

3 comments:

Inês said...

Eu posso dar a minha opinião: já li vários livros do Saramago e, regra geral gostei de todos (com um carinho mt especial pelo "Memorial do Convento"). Do Lobo Antunes li "Memória de Elefante", que não gostei, e já comecei a ler umas 3 vezes "A ordem natural das coisas" (não consigo passar das primeiras páginas, tal é a desordem de ideias, e chatas ainda por cima!). É que nem gosto dos contos dele que agora são publicados no Expresso. Para mim, há uma grande diferença entre os dois: o Saramago tem uma imaginação incrível e consegue como ninguém passá-la para o papel; o Lobo Antunes tenta-o desesperadamente, mas sem grande sucesso...

Unknown said...

Não li ainda nenhum livro Lobo Antunes, apesar de ter o "Não entres tão depressa nessa noite escura" na prateleira "a ler a seguir". Mas do que li nas crónicas dos jornais, penso que não poderá ser comparado ao Saramago; não porque um seja muito melhor que o outro, simplesmente porque são diferentes. E não se pode comparar coisas assim tão diferentes!
É verdade que muitas vezes, apresentam quase uma competição entre os dois autores (e não sei porque só entre estes, quando à muitos mais excelentes autores portugueses!), mas isso na minha opinião é para vender jornais e revistas! Aliás já vi entrevistas a ambos os autores, onde afirmam isso mesmo, que por eles essa competição nem sequer faz sentido.
De um modo geral gosto dos livros do Saramago, com excepção de alguns cujo sentido me escapa completamente, mesmo à segunda leitura. "O homem duplicado" é um deles e do "Pequenas memórias" do qual, devo dizer, não gostei mesmo nada, nem sequer achei minimanente interessante.
Acho que todos temos mais sensibilidade para um tipo de escrita, para certas temáticas do que para outras, e isso influencia o nosso gosto de leitura, música, pintura, etc. Não devemos é partir já com preconceitos, mas também não devemos "ter" de gostar só porque é de fulano tal.
Por isso,isto vale para mim, vamos ler qualquer coisa, e escrevemos um pouco mais!

Vera Domingues said...

Não os vou comparar porque realmente não faz sentido. Gosto muito de Saramago. Uns livros tocam-me mais que outros, mas a escrita fascina-me sempre. Gosto muito das crónicas de Lobo Antunes da Visão, mas nem tanto dos livros. O senhor tem uma escrita muito difícil, mas quando consigo entrar nela (que não acontece sempre, acho que tem a ver com o livro mas também com a disposição do leitor) a leitura dá-me bastante prazer. Mas (e este mas é muito importante) o senhor por vezes demonstra uma tamanha arrogância para com o comum dos mortais e para com a vida quotidiana de todos nós, que me desperta uma irritação visceral! No fundo, acho que também gosto disto.
Joaninha, é um autor sem dúvida a experienciar.