Monday, September 24, 2007

tem ar de totó, mas canta tão bem

É um senhor muito simpático, que usa óculos. Gosta muito de pubs, de fumar e de beber. Tem uma popa, 3 farrapos a fazer as vezes de uma franja, ar de totó. Usa calças de ganga justas, sapatos pretos, gosta de falar com o público e de dizer piadas. E canta tão bem…
O concerto foi no City Halls. Quando se entra no edifício vêem-se duas escadarias que dão acesso às cadeiras - parece-se com o nosso Coliseu de Lisboa, mas mais pequeno e mais redondinho. O palco tinha ao fundo um pano branco ondulado, onde foram sendo projectadas luzinhas de várias cores.

O Richard Hawley, a banda, tudo tem um ar que não sei bem localizar no tempo. Não sei bem como explicar, mas ele, as músicas e a banda parecem vindas de uma outra época e de um outro espaço. Imaginava o Richard Hawley um senhor pacato e reservado, muito por causa das letras e das melodias das músicas que escreve. Estava muito enganada, os pubs são a casa dele fora dos palcos.

Falou muito entre as músicas. Contou-nos que a primeira coisa que faz quando chega a um novo local de concertos é ver onde é a saída de emergência mais próxima, para ir fumar um cigarro antes do encore. Casado há 17 anos, 99% das músicas são dedicadas à mulher (digo eu). O truque para um casamento tão duradouro? Segundo o próprio, dois jantares românticos por semana, às terças janta ele, às quintas janta ela (ahahah).

Canta como se estivesse num pub entre amigos. Fiquei com essa impressão não só pelo à vontade com que se dirige ao público (dos 5 aos 70 anos), mas porque se percebe que este cresceu com ele, desde o tempo em que ele fazia gigs em Sheffield, aos dias em que pertencia aos Pulp, até hoje, em que canta a solo.

Foi um concerto muito lindo. Ainda tenho que treinar esta cena de ser repórter de concertos, mas o alinhamento foi este (mais coisa menos coisa):

1. Valentine;
2. Roll river roll;
3. (escreveu esta música quando tinha 16 anos) lalala (…) walking through the snow lalalala (…) be still in my mind;
4. Dark road;
5. lalalala Hold back the night;
6. Tonight the streets are ours;
7. Lady’s bridge;
8. Hotel room (escreveu esta em Glasgow);
9. Serious;
10. lalalalla Seek me lalalalala All I want from you lalalalala Please darling
11. Our darkness;
12. The sea calls;
13. lalalala 100 last time lalalala;
14. lalalalala Last goodbye lalalalala;
15. I’m looking for someone to find me;
16. lalalala Not tonight lalalala;
17. The ocean;

Sara, foi mais ou menos assim. Nem faltou o histérico (neste caso uma ela) de serviço (Caterpillaaaaaaaaar).

2 comments:

sara said...

num concerto do senhor até eu fazia de histérica, caladinha de olhos esbugalhados, mas histérica!
vou ver se percebo que lalalas foram esses. muito obrigada pela reportagem, j.inha. :)
"tem cara de totó, mas canta tão bem" é o melhor título de post de sempre!

ladybird said...

oh valha-me deus, se eu soubesse que ias mostrar este miserável post ao pessoal do fórum nunca teria tido coragem de o escrever :))) é que eu sou principante nestas andanças